pt-BR en-US es-ES

História

A história da Universo Tintas começou na década de 1940 quando seu fundador, o engenheiro químico Dotscho Ticholoff (Tito), montou uma pequena fábrica de tintas e outros produtos químicos.

Como obteve muito sucesso, Tito sentiu a necessidade de ampliar seus negócios e em 14 de outubro de 1943 associou-se à empresa Irmãos Medeiros Ltda. Em 1953 a empresa mudou sua razão social para Indústria Química Universo Ltda.

Na década de 1970, mais precisamente em janeiro de 1971, a Universo instalou-se na cidade de Diadema (SP) na Av. Roberto Gordon, instalando-se depois para Av. Alberto Jafet (local onde está até hoje), ocupando uma área de 50 mil m2, com 19 mil m2 de área construída.  Em 1996 cria-se a Universo Tintas e Vernizes sucedendo a Indústria Química Universo.

Fábrica na Mooca - Década de 40
Fábrica em Diadema - Década de 70
(Av. Roberto Gordon)
Fábrica em Diadema - Atual
(Av. Alberto Jafet, 400)

A linha de produtos é composta de tintas acrílicas à base água, nas classificações econômica, standard e premium nos acabamentos fosco, acetinado e semibrilho, esmaltes sintéticos à base solvente nas classificações standard e premium e esmalte à base água premium, vernizes econômico e premium, além de complementos como massa corrida, massa acrílica e texturas além do sistema tintométrico disponíveis em 620 cores.

A qualidade e melhoria de seus produtos faz parte do DNA da empresa, e por esta razão a empresa buscou para melhoria de seus processos e gestão de qualidade a certificação da ISO 9001:2008, tendo como escopo:  Projeto, Desenvolvimento e Produção de Tintas e Vernizes imobiliários. Fracionamento e comercialização de solventes e corantes.

A Universo Tintas e Vernizes, participa desde a sua implantação, em 2002, do Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. Essa iniciativa mudou o panorama das tintas no País, contribuindo para o aprimoramento dos produtos e o ordenamento do mercado. Ao longo dos últimos anos, foram criadas normas técnicas que funcionam como parâmetros claros e concretos de avaliação das tintas e cresceu enormemente o reconhecimento da importância da qualidade, por parte do governo, da sociedade e das empresas e profissionais ligados ao universo da produção, revenda, especificação e aplicação das tintas. Um dos resultados é que, hoje, cerca de 90% do volume de tintas imobiliárias vendidas hoje no Brasil atende aos requisitos mínimos de qualidade.

A Universo Tintas e Vernizes, participa também do Programa Coatings Care que é o mais importante programa de conscientização e compromisso que os agentes de toda a cadeia produtiva de tintas podem assumir em âmbito mundial em prol da saúde e segurança e da não agressão ao meio ambiente. O Coatings Care foi adotado em diversos países das Américas, Europa, Ásia e Oceania, sendo coordenado por um comitê internacional formado por dirigentes das associações que representam os fabricantes de tintas no mundo todo. O programa é regido por quatro códigos, que podem ser colocados em prática em conjunto ou separadamente: Gestão da Produção, Gestão do Transporte e Distribuição, Gestão de Produto e Responsabilidade Comunitária.

Sempre muito voltada à saúde e bem-estar da comunidade, dos seus colaboradores e dos consumidores em geral, a Universo Tintas e Vernizes ao longo destas mais de sete décadas de atividades vem participando de diversos programas e ações voltadas ao tema.

A empresa hoje atua em 20 Estados da Federação e o Distrito Federal  e também  exporta para América Latina, Norte da África e Oriente Médio.