pt-BR en-US es-ES

Premiações

2007 - Categoria: Marketing e Vendas - Case: 'A Tinta que todo mundo quer'.

O primeiro prêmio Top Anamaco recebido pela Universo falou sobre as ações de marketing que foram desenvolvidas. Alguns destaques: mudança do logotipo após mais de 60 anos; forte investimento em mídia eletrônica e de massa, com diversas campanhas publicitárias; reforço da área comercial, com foco no Estado de São Paulo. Desta forma, a Universo conquistou um crescimento planejado e equilibrado para nunca perder a sua característica mais importante: a simplicidade.

2008 - Categoria: Meio Ambiente – Case: 'A Universo se preocupa com o Universo'.

Este case destacou as participações e ações da empresa com foco em meio ambiente. São elas: participação no programa Coatings Care; criação da diretoria de meio ambiente e responsabilidade social, que passou a adotar uma nova filosofia; nova estação de tratamento de efluentes, que aumentou a capacidade de 600 litros/dia para 9 mil litros/dia; controle no laboratório do Ph da água; implantação dos indicadores ambientais, no controle e redução do consumo de energia elétrica, água expurgada, resíduos sólidos e acidentes de trabalho; equação do espaço destinado ao descarte de resíduos sólidos, com a construção da cobertura e de muretas para separação dos resíduos (papel, plástico e metal); implantação do sistema de coleta seletiva em toda a unidade fabril e administrativa, estendida aos colaboradores para que possam trazer também de suas residências os lixos separados; construção de um espaço destinado ao almoxarifado de uniformes limpos para banir a contaminação. 

2009 - Categoria: Produção e Logística – Case 'Pesquisa, Desenvolvimento, Produção, Controle de Qualidade, Logística e Meio Ambiente: este é o Universo da Vida da Universo Tintas'.

Nos últimos anos, a empresa fez grandes investimentos em sua planta, dentre eles as instalações de tanques de slurry (carga em suspensão), resina acrílica e aguarrás. Um novo tanque de tratamento de água foi construído, com capacidade para nove mil litros/dia, além da criação de um departamento de reciclagem de resíduos sólidos. Foi inaugurado um laboratório para a análise de produto em processo, deixando o laboratório já existente apenas para pesquisa, desenvolvimento e controle das análises referente às normas NBR existentes. Na área de produção foram construídos três novos tanques de preparação de tinta à base de água, com capacidade de 120 mil litros/dia. Para a área de logística foram instalados porta pallets de armazenamento e a empresa adquiriu novas paleterias e empilhadeiras elétricas, proporcionando melhor funcionabilidade, segurança e saúde ocupacional dos envolvidos no processo de separação do produto para a expedição.

TOP ANAMACO 2010 na Categoria: Marketing e vendas - “De Roupa Nova”

Trata-se da renovação das embalagens de todas as linhas de produtos da empresa. As imagens nas latas estão mais modernas, contam com fotos de pessoas que se beneficiam de um produto de qualidade comprovada, através de cenas cotidianas que humanizam os produtos. Além disso, as mudanças de layout trouxeram identidade para a marca, tornando mais fácil o reconhecimento dos produtos Universo no ponto de venda.

TOP ANAMACO 2010 na Categoria:: Gestão de Qualidade - “Gestão de Qualidade da Universo Tintas”

A empresa fez diversos investimentos em sua planta nos últimos anos, a fim de otimizar o tempo e agilizar a produção. Neste sentido iniciou-se a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Os objetivos da Universo com esta ação estão relacionados a crescimento de mercado, melhoria contínua e o aumento da satisfação de clientes, colaboradores internos e consumidores.

TOP ANAMACO 2010 na Categoria: Responsabilidade Social - “Cuidando do que é de todos – Movimento Respeito por BH”

A Universo Tintas e a rede de lojas Varejão das Tintas, de Belo Horizonte, mobilizaram os setores público, privado e a sociedade contra a pichação na capital mineira. Diversas ações foram feitas para sensibilizar o cidadão a cuidar de um patrimônio que é de todos. A Prefeitura de Belo Horizonte gasta cerca de R$ 2 milhões para a recuperação do patrimônio público avariado pelos atos de vandalismo, em especial a pichação. O Movimento Respeito por BH é fruto de uma parceria entre o setor privado, a polícia militar e civil de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual e diversas Secretarias da Prefeitura de Belo Horizonte, em especial a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial e a Guarda Municipal.

TOP ANAMACO 2011 na Categoria: inovações tecnológicas, com o case “Tinta Higiênica Universo

Mais proteção, mais saúde, mais vida”, produto surgido dentro dos novos e mais rigorosos padrões de higiene, tendo por objetivo, combater as três principais bactérias causadoras de infecções hospitalares, como a Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa;

TOP ANAMACO 2011 na Categoria: Responsabilidade Socioambiental

Com o projeto “Renovação da sede dos escoteiros Marechal Rondon, na cidade de Rio Claro (SP)”. Este último, realizado em conjunto com a Artesp – Associação dos revendedores de tintas do Estado de São Paulo e que renovou e modernizou a pintura das instalações do grupo, em maio de 2011.